Conecte-se conosco

Moda e Beleza

10 dicas de cuidados com o cabelo no inverno

O clima do inverno é severo com todos os tipos e texturas de cabelo.

Publicado

em

Que o ar seco do verão, o sol, o calor e a água salgada do mar ressecam e danificam os cabelos, você já desconfiava, certo? Mas, você sabia que precisa ter cuidados com o cabelo no inverno também? Se você mora onde os termômetros acusam temperaturas muito baixas, ou vai viajar para um lugar gelado, precisa ficar atenta a algumas dicas para manter seu cabelo lindo e maravilhoso, mesmo quando está congelando lá fora. 

O clima do inverno é severo com todos os tipos e texturas de cabelo. Assim como a pele, os fios precisam de proteção para permanecerem macios e saudáveis. As temperaturas e ventos frios podem ressecar o couro cabeludo e os cabelos, tornando-os ásperos, secos e com tendência a quebrar. 

Veja as dicas para manter o cabelo lindo não apenas no inverno, mas em qualquer estação:

Hidrate o couro cabeludo:

A secura e coceira no couro cabeludo é causada pela falta de umidade no ar, principalmente nos dias secos do inverno. Isso pode ocasionar caspa, irritação e descamação da pele na região, causando, inclusive, queda de cabelo. Você já percebeu que perde mais cabelo no inverno? Esse é um dos principais motivos!

Mas, uma massagem com óleos nutritivos como azeite de oliva e coco, faz milagres. Os óleos hidratantes penetram profundamente nos fios, hidratando a haste do cabelo, que é composta pela medula, cutícula e córtex. Além disso, a massagem faz aumentar a circulação sanguínea do couro cabeludo, nutrindo os folículos capilares e incentivando o crescimento do cabelo. 

Evite banhos muito quentes

Sabemos que um banho bem quentinho no inverno é tentador, mas a água quente pode ressecar o cabelo, pois remove o óleo natural e umidade dos fios. Banhos escaldantes também podem secar a pele do couro cabeludo, descamando-a. O mais indicado é lavar os cabelos com água morna e,  – aqui vai uma dica de ouro: água fria nas pontas a fim de selar as cutículas do cabelo. 

Não deixe de lavar o cabelo

Para usar esta dica, depende um pouco do seu tipo de cabelo. Se ele for mais seco, ao lavá-lo com muita frequência, você irá retirar a oleosidade natural dos fios, causando mais irritação e ressecamento. Lavagens de 2 a 3 vezes por semana são suficientes nestes casos. Também é interessante utilizar shampoos suaves e livres de sulfato para manter a umidade dos cabelos naturalmente equilibrada. 

Mas, se você possui cabelos oleosos, lave-os diariamente, mesmo no inverno. É um grande mito achar que lavar o cabelo todo dia faz cair. Os fios sujos estão mais sujeitos a quedas, além de ficarem com uma aparência opaca e menos saudável, sem brilho. 

Não saia de casa com o cabelo molhado

Está um dia frio de inverno, mas saiu um belo sol: ótimo para você secar seus cabelos, certo? Errado! Saiba que o ar frio pode expandir os fios, tornando-os mais propensos a quebrar e desbotar a cor. Procure secar o seu cabelo antes de sair no sol. Mas, os secadores também não são uma boa opção, pois as ferramentas térmicas podem tornar o cabelo quebradiço

O ideal é adaptar a rotina de cuidados capilares no inverno, a fim de deixar as madeixas secarem naturalmente. Com os cuidados certos, você verá que o seu cabelo possui textura e beleza únicas, ame o seu visual! 

Use condicionador

Não deixe de usar condicionador nos dias frios. Um condicionador que possui em sua composição óleos naturais como jojoba, coco, azeite, entre outros, irá hidratar e nutrir profundamente os fios. Sugerimos os seguintes passos na aplicação do condicionador:

– Lave os cabelos com shampoo e enxague bem.

– Aplique o condicionador apenas da metade até as pontas, evite o topo da cabeça para não causar oleosidade.

– Foque bem nas pontas para evitar as pontas duplas e o ressecamento.

– Após a aplicação, deixe o condicionador agir por alguns minutos, e depois lave normalmente (nada de água muito quente)

Hidrate o cabelo profundamente ao menos uma vez por semana

Assim como o condicionador, uma hidratação semanal mais profunda também é essencial para manter os fios sedosos e brilhantes. Hidratação é a palavra-chave do cuidado com os cabelos no inverno. Uma ou duas vezes por semana, use um condicionador sem enxágue para restituir a umidade e amenizar os efeitos dos secadores, chapinhas e babyliss. Tem dias que o cabelo parece elétrico e cheio de frizz, não é mesmo? Isso é a estática, um efeito comum do clima frio. O condicionador ajuda a diminuir esses efeitos, hidratando e protegendo os fios no inverno.  

Tão necessárias quanto as máscaras faciais, as máscaras capilares também são importantíssimas para manter a beleza no inverno. A máscara é uma excelente medida preventiva para manter a saúde geral do cabelo. Uma boa máscara capilar, com ingredientes hidratantes e nutritivos combate o ressecamento, dando brilho e amaciando os fios. Além disso, são práticas e fáceis de usar. Se você quer que os cabelos cresçam mais rapidamente, hidratação é a solução, ok?

Tenha cuidado redobrado com os cabelos coloridos

Você faz parte do time de mulheres que gosta de mudar o visual? Então, deve estar se perguntando como cuidar dos cabelos com coloração, certo? Para evitar o ressecamento e desbotamento, nossa sugestão é uma máscara de hidratação poderosa. 

É importante nutrir bem os fios diariamente, evitando produtos que possam desbotar a cor. Use shampoos, condicionadores e máscaras capilares apropriados para cabelos coloridos e, dessa forma, você vai manter a vitalidade e a cor dos fios intensa por mais tempo.  

Use toca ou gorro

Essa é uma dica importante se você está planejando uma viagem para uma região muito fria, seca e com neve. Além de serem importantes para proteger as extremidades, mantendo o conforto térmico corporal, os acessórios para a cabeça formam um escudo para o cabelo, que fica estressado se está exposto continuamente ao vento frio. A fricção causada por materiais como lã e algodão pode ser evitada com um spray de óleo seco, que irá domar as madeixas e combater a estática. 

Corte o cabelo regularmente

Já vimos que o ar frio e seco causa cabelos quebradiços e pontas duplas e, a fricção dos acessórios como gorros e cachecóis contribui para sobrecarregar os fios. Por isso, para manter os cabelos com aspecto fresco no inverno, é importante cortar, ao menos, meio centímetro, removendo as pontas duplas e secas. Faça isso a cada um a dois meses, que você vai ver a diferença! Além disso, o cabelo cresce mais depressa e mais vistoso quando você apara as pontas danificadas regularmente. 

Coma alimentos saudáveis e hidrate-se regularmente

Ao alimentar-se corretamente, com refeições balanceadas, saudáveis e nutritivas, isso vai refletir na sua pele, cabelo e saúde em geral. No inverno, muitas vezes, deixamos os exercícios um pouco de lado e esquecemos de beber água com tanta frequência. Mas, esse descuido reflete na nossa aparência. 

Os alimentos ricos em proteínas irão beneficiar muito a saúde capilar. Assim como opções que contenham ômega-3, que é um tipo de gordura saudável, encontrada naturalmente em alguns tipos de peixes, sementes e oleaginosas. Procure ingerir alimentos repletos de vitaminas fundamentais, como carne, ovos, peixe, cenoura, abóbora, entre outros. Refeições balanceadas que combinam frutas, vegetais, verduras, derivados do leite, proteínas, ácidos graxos e carboidratos na medida certa, manterão seu cabelo e corpo saudáveis. 

Outra dica super importante é lembrar de manter-se hidratada. A água é primordial para garantir um corpo saudável e energizado.  

Por Portal de Inverno

destaques