Conecte-se conosco

Mulheres que inspiram

Coragem para se posicionar e ocupar seu espaço na política

Única mulher na Câmara de Vereadores de Linhares Therezinha Vergna Vieira incentiva e trabalha por mais mulheres em espaços ditos masculinos.

Publicado

em

Mesmo antes de ser eleita para um cargo público a vereadora linharense Therezinha Vergna Vieira (62), sempre fez política. Seja se envolvendo em projetos da comunidade, associação de moradores, conselhos municipais ou acompanhando o trabalho do legislativo municipal. 

“Já me envolvia em vários projetos e sempre me incomodou a política da forma que funcionava. Sempre fui muito crítica em algumas coisas, mas uma crítica me envolvendo para resolver, sempre olhando e participando da gestão dos vereadores, vinha muito na câmara inclusive”, pontua a vereadora.

Vale ressaltar que antes de ingressar na vida política Therezinha fez história. Empresária do ramo de moda e costureira, ela trouxe para Linhares o serviço de aluguel de vestidos de festa. 

Casada e mãe de três filhos Therezinha foi a única mulher eleita para ocupar uma das 17 vagas na Câmara Municipal de Linhares em 2020.  Mas para chegar lá enfrentou resistência até mesmo dentro de casa. Ela conta que os filhos não queriam que ela se candidatasse, e não pediram voto. Já o esposo, apesar de ajudar na campanha, era contra a sua candidatura.

TRAJETÓRIA POLÍTICA

Therezinha é a 8ª vereadora em 73 anos de existência da Câmara Municipal de Linhares

A vida política começou em 2012 quando decidiu se candidatar pela primeira vez, mas, devido a um erro de registro não pode concorrer. Em 2016 decidiu participar de última hora e teve apenas 21 dias para fazer sua campanha, mesmo assim recebeu 666 votos. 

Em 2020 Therezinha retomou o projeto de concorrer a uma vaga no legislativo municipal e se elegeu com 700 votos pelo partido Rede. Therezinha lembra que, além do desafio de fazer a campanha, foi preciso montar o partido.

“O partido não tinha ninguém, montamos o partido, seguramos com unhas e dentes.  Fiquei mais focada em cuidar do partido do que fazendo campanha para mim. Fizemos uma campanha sem reuniões, sem hora em televisão, sem dinheiro, sem nada. Tenho muito orgulho de onde chegamos”.

MULHERES NA POLÍTICA

Empenhada em fazer um mandato voltado para as necessidades das pessoas Therezinha diz que seu maior desafio é fazer a mulher entender que a política também é um lugar para elas.

“Quero envolver as mulheres, conscientizar, trabalhar para que a mulher ocupe seu espaço. 17 vagas uma mulher? Isso não é culpa dos homens, somos nós que não enfrentamos isso. Meu maior desafio é fazer a mulher entender que esse espaço também é dela, e ela precisa lutar por ele. Meu maior desafio é ver daqui três anos muitas mulheres se filiando e participando do processo político”.

PARA ELAS

Ao longo do primeiro ano de mandato Therezinha trabalhou para criar a Comissão da Mulher, aprovada no segundo semestre, e trabalha para criar o Conselho da Mulher. “Quando entrei não tinha procuradoria, comissão, conselho, nada voltado para mulher. Já temos a Comissão, já estou em contato para que lancem o edital para criar o conselho da mulher.  Precisamos do conselho até mesmo para ter políticas públicas voltadas para mulheres. Acredito que ano que vem teremos esse conselho. Pensei na procuradoria, mas se já tiver o conselho talvez já resolva”.

Visita da delegada da Mulher de Linhares, Silvana Soeiro, para Roda de Conversa sobre a Lei Maria da Penha

Um dos problemas que mais preocupam Therezinha é a violência contra a mulher. “O mais urgente é combater a violência. Quando se agride uma mulher, se agride a família toda, pois ela não tem como criar os filhos da maneira que precisa criar, se sofre violência seja de que forma for, e os números de violência contra a mulher em Linhares são alarmantes”.

Fotos: Reprodução Instagram

destaques