Conecte-se conosco

Bem-estar

Exames de rotina femininos: quais devo realizar anualmente?

Você sabe quais são os exames que não podem faltar em um check-up feminino e por que eles são tão importantes para a saúde?

Publicado

em

A saúde da mulher requer alguns cuidados específicos, nesse contexto, os exames de rotina femininos tem papel importante na detecção precoce de muitas doenças. Você sabe quais são os exames que não podem faltar em um check-up feminino e por que eles são tão importantes para a saúde? A Dra. Rafaela Veloso, Oncologista Clínica explica:

“A mulher requer atenção especializada desde antes de menstruar até depois da menopausa, para ajustes de vários aspectos importantes como: questões hormonais, sexualidade, saúde reprodutiva, saúde mental e vigilância para doenças oncológicas, metabólicas e infecciosas”, explica a médica.

Dra Rafaela diz que mulheres acima de 25 anos, ou mesmo antes, dependendo do contexto clínico, devem periodicamente fazer o exame Papanicolau como estratégia de diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, e a mamografia deve ser realizada periodicamente após os 40 anos, para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Também é importante a realização anual de exames para a avaliação do nível de glicose sanguínea, colesterol, triglicerídeos, para mulheres acima de 35 anos ou então com sinais de sedentarismo, obesidade, e disfunções endócrinas, como o diabetes mellitus. 

Além desses exames, segundo a médica, a avaliação médica especializada na preservação da saúde da mulher é muito importante mesmo antes do inicio da vida sexual até o envelhecimento, para adequadamente orientar sobre vacinação contra HPV, principal agente responsável pelo câncer de colo de útero, saúde óssea, métodos contraceptivos, formas de combate a doenças sexualmente transmissíveis, diagnóstico precoce e tratamento de doenças cardiovasculares, promoção de bons hábitos de vida e orientação sobre necessidade de realização de exames complementares estratégicos, como colonoscopia e tomografia de tórax para fumantes, por exemplo.

Foto: Divulgação Internet

destaques