Conecte-se conosco

Sucesso e Negócios

Mentora de mulheres empreendedoras dá dicas práticas para planejar 2022

Patrícia Pinheiro é administradora de formação, empreendedora, e acredita na plenitude do equilíbrio entre maternar e empreender.

Publicado

em

Estamos na última semana do ano, período em que muitas pessoas fazem as famosas promessas, que na maioria das vezes não cumprem, para o ano novo que se aproxima.

Para auxiliar mulheres multitarefa, que a maioria de nós somos, conversamos com a Patrícia Pinheiro, administradora de formação, empreendedora e mentora de mulheres empreendedoras, que acredita na plenitude do equilíbrio entre maternar e empreender.

“ Para chegar onde a maioria não chega, você precisa fazer o que a maioria não faz. E aí eu te pergunto: O que você está fazendo hoje para que seu 2022 seja diferente do que passou? Uma coisa é certa, não adianta chorar sobre o leite derramado, o que passou, passou e ponto. O importante agora é revisar seu ano, seus erros e acertos e tirar o que você aprendeu com eles, pontua a mentora.

Para te dar um empurrãozinho Patrícia deixa cinco dicas rápidas e práticas, mas totalmente eficiente, para você colocar em prática já, na sua vida e nos seus negócios, para que em 2022 você alcance seus sonhos e tenha um futuro brilhante e rentável. E ela já começa com uma dica bastante importante:

Olhe para você!

Defina seu momento de autocuidado, seja você sua maior prioridade, por que sua empresa é um reflexo da sua situação atual, seus sentimentos refletem em cada um de seus resultados. Então se cuide, se ame e se valorize, se você não está bem, nada flui.

“Não minimize seus esforços e lembre-se, seu melhor diariamente, dentro dos seus limites, deve ser sempre suficiente”.

Eliminar: Quais fatores devem ser eliminados do seu negócio hoje?

Comece eliminando custos desnecessários, faça uma análise rigorosa de todos os seus custos fixos e variáveis e determine o que não faz mais sentido para 2022. Outro fator importante a ser considerado são problemas que normalmente seus clientes apontam em geral, verifique cada sugestão ou reclamação com visão crítica e comece a eliminar.

Enfim, elimine tudo aquilo que não vai agregar valores para seu negócio e para sua vida em 2022.

Eleve: verifique quais valores devem ser levantados acima do padrão na sua empresa.

Em que aspecto seu negócio pode se destacar, se diferenciar, trabalhe arduamente nestes fatores. Você pode melhorar o atendimento, o pós venda, sua proximidade com o cliente, versatilidade de produtos, flexibilidade em todos os aspectos e por aí vai.

Faça uma análise de cada setor e eleve com excelência tudo que possa te dá um diferencial competitivo

Inove- O que você nunca ofereceu que pode ser implantado no seu negócio em 2022.

Crie ou recrie algo atraente. E não precisa ser nada demais, o simples e bem feito com um toque especial de novidade faz toda a diferença.

Talvez um delivery, ou um atendimento on-line, ou até mesmo a personalização da sua entrega de produtos ou serviços.

Se você pensar com carinho e estratégia, com toda certeza você terá uma série de ideias incríveis que talvez você já tenha pensado e nunca colocou em prática, então se jogue, a hora é agora.

Lembre-se: O feito é melhor que o perfeito, desde que seja bem feito

Comece este ano organizando todos os papéis soltos e anotações espalhadas. Esvazie sua mente e tome um tempo para tentar se lembrar daquelas tarefas pendentes que não foram anotadas. Eu sei que parece uma coisa simples, mas vai por mim, anotar tudo e organizar pensamentos é primordial para que você consiga visualizar e medir seus resultados.

E não esqueça de determinar sua prioridade da semana, é nela que toda sua energia e foco devem estar concentrados

Foto: Arquivo pessoal

destaques