Conecte-se conosco

Colunista | Sâmella Rapina

Mudando a vontade de Deus com minha oração

Sâmella Rapina é cristã, casada, palestrante e mentora de mulheres, ensinando sobre fé, saúde mental, relacionamentos e vida cristã.

Publicado

em

A oração faz parte da vida diária de cristãos que levam seus pedidos e desejos a Deus por meio de preces. Apesar de cada pessoa ter um jeito particular de conduzir suas orações, a Bíblia nos deixa instruções claras que nos revelam que orar não é apenas pedir por nossas vontades pessoais, e talvez seja por isso que acreditamos que Deus está em silêncio ou que não se importa conosco quando parece que nossos sonhos nos estão sendo negados.

A Bíblia nos revela que nossas orações não devem ter como objetivo a realização de nossos desejos (Tiago 4:3). Mas qual seria então a razão de orarmos, se não for para pedir que Deus abençoe a nossa vontade?

Embora devamos orar pelos sonhos e vontades que temos, nosso coração precisa estar disposto a ouvir e aceitar a vontade e os sonhos de Deus para nós. Se não somos capazes de fazer isso, revelamos que não cremos que Deus é soberano e capaz de fazer o melhor por nós.

Um cristão precisa orar, porque uma vida de oração gera um coração obediente. À medida que você passar tempo colocando tudo diante de Deus em oração diariamente, se tornará cada vez mais disposta a dizer “sim” à sua voz, quer seja o que você queria, quer não. Uma vida de oração nos torna obedientes em amor.

Deus sabe o que faz

Em Êxodo no capítulo 33.12-23, Moisés estava dialogando com Deus e pede a Ele que estivesse pessoalmente com o povo, pois como eles saberiam que podiam contar com o favor de Deus se o próprio Deus não os acompanhasse? Moisés queria ver o Senhor. Porém, Deus responde a Moisés:

Você não poderá ver a minha face, porque ninguém poderá ver-me e continuar vivo”, e por mais que Moisés quisesse muito vê-lo face a face, ter o seu desejo concedido, resultaria em morte física para ele. Quantos dos seus desejos parecem inofensivos e até são verdadeiros e cheios de boas intenções, mas só Deus sabe no que resultariam caso fossem concedidos?

Apesar de Deus não revelar Sua face como Moisés queria, ainda sim foi fiel com ele porque estava se agradando dele e disse “diante de você farei passar toda a minha bondade, e diante de você proclamarei o meu nome: o Senhor”. Compreenda: algumas coisas Deus já estabeleceu para a humanidade e a mente do Senhor não muda, mas durante a vida podemos orar por situações e pessoas as quais nossas orações poderão mudar o rumo de histórias como está escrito em Tiago 5:16 “a oração de um justo é poderosa e eficaz”.

Pode não haver uma fórmula mágica para falar com Deus, mas um princípio básico da oração é que ela não servirá para nos conduzir a uma vida regada de nossos próprios desejos e satisfação pessoal, pois a verdadeira satisfação, só encontramos se aprendermos a nos satisfazer em uma vida de obediência ao Senhor que sabe exatamente o que precisamos.

Você pode pedir ao Espírito Santo em suas orações, que te ajude a desejar a vontade de Deus, pois até mesmo isso, vem dEle. Não ore para mudar a vontade de Deus, ore para estar em harmonia com ela.

“Este texto não traduz, necessariamente, a opinião do TuBusca Elas encontram”

Foto: Jasmin Ne

destaques