Série Especial Outubro Rosa: musicoterapia leva conforto e alívio aos pacientes em tratamento de câncer

Iniciativa faz parte de ações em comemoração ao Outubro Rosa realizadas na oncologia do hospital Rio Doce

Por:

TuBusca

Impedida de fazer ações de conscientização que envolvam toda comunidade devido a pandemia, a administração do setor de oncologia do Hospital Rio Doce está fazendo atividades internas para não deixar passar em branco o Outubro Rosa, mês de campanha que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Entre as iniciativas estão as sessões de musicoterapia e as rodas de conversas. A musicoterapia acontece duas vezes na semana, com sessões de manhã e à tarde, enquanto os pacientes recebem o tratamento de quimioterapia. Já as rodas de conversa, com mulheres em tratamento e também que já terminaram, acontecem nos dias 19 e 28 de outubro.

O psicólogo Paulo Sérgio Cosme Pereira, que trabalha no atendimento aos pacientes de câncer, diz que a musicoterapia é um importante recurso utilizado no tratamento, podendo melhorar o humor e qualidade de vida, além de auxiliar no processo de reabilitação dos pacientes.

“A musicoterapia ajuda no alívio das dores, melhora da qualidade do sono e do sistema imunológico e outros desconfortos diante de um tratamento. Melhora o humor, a qualidade de vida, e auxilia no processo de reabilitação dos pacientes. A música ajuda os pacientes oncológicos, e em outros tratamentos que são bem desgastantes, por isso essas ações são muito importantes”, destaca o psicólogo.

 Paulo disse ainda que, segundo estudos, a musicoterapias possibilita a integração de pensamentos, emoções e sentidos, em relação aos processos de adoecimento, internação e hospitalização, e está associada a melhora dos sinais vitais do paciente, como regulação da pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, diminuição de angustia, estresse, ansiedade e sintomas depressivos que surgem diante dos tratamentos.

Cerca de 200 Mulheres. Esse é o número de pacientes em tratamento do câncer de mama na oncologia do Hospital Rio Doce, de acordo com levantamento realizado no primeiro semestre desse ano.  

Foto: Divulgação

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nosso blog

Seja a primeira a receber nossos conteúdos!

Você também pode gostar!

Inscreva-se na Newsletter

Fique por dentro do que acontece no universo feminino!

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter e receba no seu e-mail as nossas novidades.

Ao clicar no botão você aceita receber nossos e-mails comunicativos. Fica tranquila, não faremos spam!

Seja bem-vinda

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você receberá em primeira mão as nossas novidades e conteúdos! Aproveitando, siga o TuBusca no Instagram, clicando no botão abaixo 🙋🏻‍♀️